O Governo de Goiás lançou no dia 17 de agosto de 2020 um projeto de lei para autorizar a abertura de 2.250 Novas-GO para o Concurso Público da Polícia Penal do Estado de Goiás. O objetivo do concurso é apoiar as operações policiais e a prevenção do crime nas áreas urbanas e rurais de Goiás.
Vagas De acordo com o projeto, os 2.250 novos cargos serão distribuídos nas seguintes especialidades: Perito Criminal (1.000 vagas); Cartório Penal (500 vagas); Agente de Polícia Criminal (vaga 500) e Perito Criminal (vaga 250). Salário Os profissionais contratados terão salário inicial de R$ 3.400,00, referente à última tabela salarial da Polícia Judiciária de Goiás.
Inscrições As inscrições ainda não estão abertas, uma vez que o processo está em fase de aprovação na Assembleia Legislativa de Goiás. No entanto, a expectativa é que as inscrições para o Concurso da Polícia Judiciária de Goiás ocorram no ano de 2023. Processo Seletivo O processo seletivo para o Concurso da Polícia Judiciária de Goiás incluirá etapas de provas objetivas e prova de títulos.
Os candidatos devem demonstrar conhecimento geral, específico e conhecimento da língua portuguesa, além da avaliação de dois títulos e certificados para dois candidatos. Os aprovados receberão os descontos sem ônus no ano de 2024.
Detalhes sobre o concurso Polícia Penal de Goiás
O Concurso da Polícia Judiciária do Estado de Goiás (CPP-GO) é um dos dois principais concursos de segurança para o cargo de Agente Penitenciário. O concurso foi criado em 2016 para a triagem de 600 vagas, divididas em três processos seletivos (PSV), todos realizados a cada dois anos.
As provas do Concurso de Polícia Judiciária do Estado de Goiás exigem conhecimentos nas áreas de Legislação Penal e Processual Penal, Constitucional, Legislação Especial, Direitos Humanos, Constitucional, Administrativo e Lógico.
Além disso, os candidatos devem passar por testes de aptidão física, saúde mental e intelectual, direitos e deveres de dois agentes penitenciários, regulamentos regimentais aplicáveis à PM, entre outros. Os candidatos aprovados no concurso são contratados pelo Ministério Público do Estado de Goiás.
Quem pode participar do concurso
Todas as pessoas maiores de 18 anos, residentes no Estado de Goiás, são brasileiras e possuem Graduação em Direito, bem como Pós-Graduação, aprovação no Concurso da Portaria dos Advogados do Brasil e inscrição no sistema informatizado de Goiás Criminoso respondido.
Dicas de preparo para o concurso da Polícia Penal de Goiás
1. Faça uma boa revisão da Legislação Penal: leia o Código Penal, Código de Processo Penal, demais leis esparsas, editais e demais textos necessários ao concurso.
2. Estudar as questões mais relevantes para a área: penalização, modalidades de pena, execução penal, direito penal aplicado a diversas áreas (organizações criminosas, crimes ambientais, entre outros).
3. Estudar as principais decisões judiciais proferidas pelo Tribunal de Justiça de Goiás, incluindo suas súmulas.
4. Fazer missões específicas para a área de direito penal.
5. Analisar jurisprudência de dois tribunais superiores.
6. Fazer um bom planejamento de estudos, dividindo as disciplinas por áreas e por disciplinas.
7. Desenvolver estratégias de aprendizagem, como usar métodos de memorização e aplicá-los em exercícios.
8. Construa seus próprios resumos e diagramas com as informações estudadas.
9. Participar de grupos de estudos para entender ou conhecer a Legislação Penal.
10. Se possível, compareça às aulas de um professor renomado na área para jogar fora seus documentos.
Benefícios de ser aprovado no concurso da polícia penal de Goiás
1. Estabilidade financeira: ser policial penal envolve ter um salário estável e garantido. Os profissionais da área contam com um salário atrativo, além de dois benefícios inerentes ao seu cargo.
2. Situação profissional: ter o título de servidor da lei e trabalhar em um dos dois órgãos mais importantes do Estado confere certa condição ao profissional.
3. Desenvolvimento de novas habilidades: a carreira policial limita muito a possibilidade de crescimento profissional. Portanto, para quem quer se tornar servidor público e crescer dentro do cargo, a aprovação em concurso público é a melhor e mais variável forma de crescer.
4. Oportunidades: A aprovação no concurso dá ao profissional o direito de ser o primeiro a desenvolver novas habilidades em sua área. Como as oportunidades são muitas, é necessário que seus policiais estejam atualizados e preparados para novas tarefas.
5. Objetividade na carreira: por meio de concurso público ou profissional eles têm o direito de ingressar na carreira em seu nível ideal. Isso reforça o sentimento de conquista, pois há menos chances de erros no nome do profissional.