O edital do concurso da PMERJ, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, ainda não foi liberado pelo governo fluminense. No entanto, já foram igualmente divulgados os últimos avanços.
Segundo o governador do Rio de Janeiro, está prevista a abertura de 3.000 postos para ingressar na PMERJ. Somente a partir do momento da divulgação oficial da editora as características exatas dessa certeza serão esclarecidas. Não há informações até a data em que a edição será publicada
Além disso, o governador também destacou que 13.000 policiais serão reformados após a abertura de mais de 3.000 policiais. Ainda será elevado à Guarda Metropolitana do Estado, que será um novo órgão da PM.
Informações sobre o edital do concurso da PMERJ
O governo do Rio de Janeiro destacou que as provas para os novos brancos serão elaboradas de forma independente e serão incluídas na devolução dos parâmetros dos dois estudos necessários para a nova premiação.
Da mesma forma, a PMERJ terá uma importante editora. Para obter mais informações sobre o certame é preciso acompanhar as informações divulgadas pelo governo fluminense, bem como as informações mais completas sobre a abertura do certame.
Bancadas de concurso da PMERJ – Como funciona?
O processo de concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) é composto por três etapas: avaliação de títulos, exame físico e provas escritas. Após a conclusão dessas fases, o candidato aprovado é submetido a uma bancada de testes.
A bancada de julgamentos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é formada por membros da PMERJ, um desembargador de Direito e dois membros da academia. O objetivo do exame realizado é avaliar se o candidato está apto para ingressar na instituição.
Durante a bancada de testes, os professores presentes avaliarão as capacidades técnicas, intelectuais e de relacionamento interpessoal de dois candidatos aprovados e emitirão parecer em função do desempenho de cada um.
Após avaliação de dois professores, o candidato poderá ser classificado ou reprovado. Se o resultado for satisfatório, o aluno será convocado para fazer o curso de formação de policial na PMERJ.
Vagas disponíveis no concurso PMERJ
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) está oferecendo 658 vagas em seu último concurso para ingresso na área de atuação policial. Oportunidades apenas para o cargo de Soldado de 2ª Classe.
Os aprovados em todas as etapas serão nomeados militares de 2ª classe e receberão inicialmente o pagamento básico de R$ 3.256,64, mais R$ 567,52 de Auxílio Alimentação, mais dois adicionais concluídos nas escalas de serviço.
As vagas são destinadas a homens e ex-alunos do curso de formação da PMERJ. Os requisitos para o ingresso são entre 17 e 30 anos, com escolaridade média completa e aprovação em todas as etapas do concurso público.
O candidato deve ainda comprovar idoneidade moral, demonstrar bons hábitos de saúde e boa conduta e comportamento. O processo seletivo é composto por provas objetivas, testes psicológicos, pesquisa social, avaliação médica, exames clínicos, estágio e exames pós-admissionais.
Como serão as etapas ou concurso do PMERJ 2023?
As etapas do concurso PMERJ 2023 serão as seguintes:
1. Inscrição e Confirmação de Pagamento: todos os candidatos deverão se inscrever e confirmar ou pagar as taxas de inscrição previamente divulgadas na página oficial do concurso no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESEG).
2. Provas Físicas e Teóricas: todos os candidatos serão submetidos a provas físicas (corrida, barras e flexões) e teóricas (redação, matemática, português, conhecimentos gerais da PMERJ, conhecimentos específicos e idiomas).
3. Investigação Social: todos os candidatos passarão por uma investigação social, que buscará informações sobre o candidato nas áreas acadêmica, profissional e administrativa.
4. Avaliação Psicológica: todos os candidatos serão submetidos a uma avaliação psicológica para atestar que possuem o condicionamento mental e autoridade necessários para o desempenho das funções do cargo.
5. Entrevista: todos os candidatos selecionados passarão por entrevista para confirmação dos conhecimentos e características de cada um.
6. Prova de Títulos: alguns candidatos que obtiverem aprovação nas provas anteriores poderão ser convocados para a prova de títulos. Esta etapa é opcional.
7. Classificação Prévia: serão classificados em primeira instância os candidatos que obtiverem sucesso nas provas anteriores, desde que atendidos os pré-requisitos.
8. Prova Prática: os candidatos selecionados passarão por uma prova prática para observar o comportamento de dois candidatos em diversas situações reais e práticas.
9. Publicação do Resultado: após o término de todas as etapas do concurso, será publicado o resultado contendo a lista de todos os candidatos classificados.
Conclusão
A disputa pelo concurso da PMERJ é essencialmente acirrada, porque tem um número muito grande de candidatos concorrendo a poucos vagos. Portanto, é preciso que o candidato se prepare rigorosamente para o concurso, com muito estudo e dedicação, pois, dia, depende de suas chances de sucesso.
Além dos estudos, também é necessário que o candidato tenha se mantido informado sobre as regras e prazos estabelecidos pelo concurso, para não perder nenhuma informação relevante.
Por isso, é de extrema importância que o candidato esteja preparado para enfrentar as provas do concurso da PMERJ com disciplina, força de vontade e sempre ciente de que a vitória não se vê sem esforço.